domingo, 11 de novembro de 2012

Artigo do Projeto "Jovens Indígenas: Promovendo a Educação Ambiental"



Jovens Indígenas: Promovendo a Educação Ambiental

Monaliza Nayara Ribeiro Silva-[1]

O presente trabalho é resultado do projeto “Jovens Indígenas: Promovendo a Educação Ambiental”, direcionado para o Ensino Médio realizado da Escola Estadual Indígena Tuxaua Manoel Horácio da comunidade indígena Guariba, na TI Araçá, município de Amajarí- RR. Foi realizado na disciplina de Prática de Projeto, vem com perspectiva de incentivar a educação ambiental aos discentes para que compreenda a complexidade da natureza do meio ambiente natural e do meio ambiente criado pelo homem, no qual é resultante da integração de seus aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais. Após realizarem atividades teóricas e lúdicas os alunos colocarem em prática a capacidade de atuação na preservação sustentável do meio em que vive, e compreenderam de que somos todos dependentes da natureza e de seus recursos, portanto, estes devem ser preservados. A comunidade escolar colocou em prática o valor do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade, estimulando e intervendo na realidade comunitária. Ao analisarmos esse desenvolvimento chegou-se a conclusão que o ensino da Educação Ambiental esteja inserido a todos os níveis de ensino e comunitário na sensibilização de educar para a preservação e conservação do meio ambiente. Considerando também que a Educação Ambiental esta associada com a tradição dos povos indígenas onde efetivam a proteção do meio ambiente com os seus territórios garantido os recursos naturais que são conservados, pois é importante para cultura e a forma de organizar a vida, na buscar de tornar cada vez mais um ambiente equilibrado para os presentes e as futuras gerações. Assim damos mais um passo para efetivar e alcançar a Educação Ambiental, e, o ensino-aprendizagem que será, mas significativo se as aos direcionamentos estiverem adaptadas concretamente às situações da vida real do aluno, professor e comunidade. Neste sentido o projeto contribuiu tanto para a formação básica quanto para transformação social do discente.

Palavra Chave: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Jovens Indígenas, Comunidade Guariba-Terra Indígena Araçá.



[1] Professora da Escola Estadual Indígena Tuxaua Manoel Horácio da Comunidade Indígena Guariba- Terra Indígena Araçá- Amajarí- RR < rmonalizanayara@yahoo.com.br>.

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