sábado, 3 de novembro de 2012

ENTREVISTA COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA SHEILA.



Bom antes de começar gostaria de lhe parabenizar pelo maravilhoso trabalho pedagógico que esta sendo feito na região do Amajarí em conjunto com as escolas indígenas.

Agora nos conte um pouco sobre você.
 
Meu nome é  SHEILA DOS SANTOS, nasce em 27 de Janeiro de 1975, sou do povo WAPICHANA, cargo de carreira trabalhava como professora e atualmente  exercendo a função de coordenadora Pedagógica, o meu estado civil é estável, tenho três filhas e sou gradução em comunicação e arte.

1)      Você esta realizando um trabalho pedagógico inovador nas escolas indígenas do Amajarí, voltado ao tema contextual explique-nos um pouco sobre este tema?
Tema contextual tem haver com o contexto,  ou seja , trabalhar um tema que seja voltado a realidade do aluno, com a área de conhecimento onde as disciplinas não ficam de forma isolada, mas, se juntam e pode ser trabalhado a interdisciplinaridade. E esse é o modelo de matriz curricular que foi apresentada pelo professor Fausto Mandulão, representante Indígena dentro do CEE/RR. Consideramos uma proposta viável para nossa educação indígena e estamos adotando essa prática. E assim estamos implementando essas mudanças dentro de nossas propostas pedagógicas.
CA (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Língua Indígena e Informática)
 CN (Matemática, Ciências, biologia, física, Química),
CS (História, Geografia, Religião, Antropologia, Sociologia, filosofia)
CT (prática de projetos, arte indígena, Educação Física).
2)      Qual o método para alcançar seus objetivos pedagógicos junto com os gestores e responsáveis das escolas?
Apresentar propostas e construirmos junta a melhor forma de desenvolver a educação diferenciada oferecendo subsídios necessários voltados à prática pedagógica que corresponda aos anseios da escola.
3)      No seu ponto de vista qual a importância da OFICINA DE PLANEJAMENTO DIDATICO E PEDAGÓGICO POR AREA DE CONHECIMENTO E TEMA CONTEXTUAL, realizada da comunidade indígena Guariba ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2012?
Foi importante essa oficina porque todos que participaram puderam conhecer a proposta e a socialização dessa prática pedagógica foi realizada com todas as escolas da região.

4)      Agora qual o próximo passo nas atividades do CREIANP?
Para coordenação pedagógica e continuar com o planejamento nas escolas e acompanhar essa prática de ensino.
Qual é o objetivo principal a se alcançar com este novo modelo “AREA DE CONHECIMENTO E TEMA CONTEXTUAL”?

5)  Qual é o objetivo principal a se alcançar com este novo modelo “AREA DE CONHECIMENTO E TEMA CONTEXTUAL”?

 Desenvolver na região um trabalho que corresponda aos anseios das comunidades indígenas com uma  metodologia que vem para fortalecer o ensino e aprendizagem de forma contextualizada deixando de trabalhar disciplinas de formas fragmentas. Que essa prática de ensino visa à formação do aluno para que os mesmos estejam preparados não somente para o mercado de trabalho, mas também para a vida.

 6)      Qual a importância das parcerias na realização das oficinas, dos cursos, seminários e outros?
As parcerias com certeza são importantes à contribuição de todos nos fortalece e contribui para que ações do CREIANP aconteçam.

7)      Quais são as metas que já foram alcançadas?
A realização de todas as ações conforme o calendário do CREIANP tem sido um avanço e isso foram metas alcançadas.
8)      Quais as metas que ainda se tem para se alcançar?
Que as escolas indígenas desenvolvam um trabalho diferenciado conforme a resolução nº 5, de 22 de junho de 2012. (Art. 15 e 16) e Constituição Federal art.210. Esse é o nosso grande desafio dentro das propostas Pedagógicas.

Professora muito grato por suas colocações e até a proxima.

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